Serviço
Consultoria em M&A
Os processos de Fusões e Aquisições, ou M&A (Mergers and Acquisitions), talvez sejam os processos de negócio mais desgastantes na jornada de uma empresa e na vida de seus sócios. É raro encontrarmos empreendedores que já venderam mais do que um negócio ou que vislumbrem uma nova experiência desta natureza posteriormente, o que torna fundamental o nosso papel como assessores em educar e orientar sobre o processo, principalmente para os clientes vendedores, mesmo antes de qualquer contratação ser efetuada.
Além disso, cada empresa vendedora e cada negociação possui suas particularidades que devem ser entendidas e tratadas para uma bem sucedida estratégia de M&A.
No caso de assessoria financeira em M&A, sell-side ou buy-side, o foco, no primeiro momento, é:
Entender quem é o cliente, quais são os seus objetivos e expectativas com o processo.
Entender o momento da empresa e a aderência com os objetivos e expectativas do cliente.
Esclarecer aspectos importantes da legislação brasileira e que afetam tanto a compra quanto a venda de empresas.
Fornecer uma análise atual do mercado de fusões e aquisições direcionada ao perfil do negócio em questão.
Apresentar orientação sobre as fases e características do processo, bem como sobre sua duração.
Na Néria possuímos uma grande rede de relacionamentos que permite acessarmos de forma sigilosa e qualificada investidores com sede em qualquer continente, o que amplia de forma significativa a quantidade e qualidade de potenciais investidores interessados na transação.
Nós também conhecemos e nos relacionamos com grande parte dos fundos de Private Equity com atuação no Brasil, acompanhamos a estratégia de cada um deles e conseguimos direcionar os nossos clientes para os fundos que realmente possam estar interessados no ativo e tenham aderência com os seus objetivos.
Processo de Assessoria ao Vendedor (Sell-Side)
Fazemos o processo completo e buscamos estar sempre alinhados com o objetivo do nosso cliente. Classificamos como um processo Sell-Side todo o caso em que exista uma redução de participação societária do nosso cliente pela entrada de recursos financeiros. O processo pode ser uma venda de totalidade da participação de capital na empresa, uma alienação minoritária ou majoritária, com recursos para financiar o crescimento da empresa (captação primária) e/ou para o bolso dos sócios vendedores (secundária). Nesse processo, a Nérias desenvolve a estratégia do processo, os materiais de mercado e a avaliação e modelagem financeira do negócio, trabalha na seleção e apresentação para potenciais investidores, negociação dos termos da transação, coordenação do processo de due diligence e apoio para a equipe jurídica nos contratos.
Partindo sempre do conhecimento prévio do objetivo do cliente com o processo, trabalhamos inicialmente na fase de preparação para conhecer a empresa, seu momento e diferenciais, de modo que estas características possam ser explorados na elaboração dos documentos de mercado que fazem parte desta fase inicial: Teaser, Memorando de Informações e Modelagem Financeira (base para o Valuation). Desse conhecimento e trabalho profundo, extraímos pontos determinantes e que nos ajudam a criar valor na transação.
O processo de distribuição consiste em mapear e contatar os potenciais investidores por meio de um Teaser que apresenta resumidamente a oportunidade de investimento (usualmente de forma “cega”, sem indicar o nome da empresa).
Para os investidores que demonstrarem interesse e assinarem um NDA, enviamos o Memorando de Informações, documento mais completo e profundo que tem informações a respeito da empresa, seu mercado, plano de crescimento, entre outros, permitindo a compreensão do negócio e avanço do processo.
Após a análise do Memorando de Informações, os investidores interessados em prosseguir passam a se aprofundar na análise e a negociar uma oferta de investimento.
Durante este process, auxiliamos o cliente a entender e comparar as ofertas recebidas para que ele possa escolher a mais adequada. De maneira geral, ao aceitar uma oferta o cliente também concede a exclusividade para que esse investidor prossiga para a Due Diligence e construção dos contratos da transação.
Nós coordenamos o processo de Due Diligence desde o recebimento das listas de solicitações e organização do Data Room, até a análise e refinamento de informações necessárias para atender as demandas do investidor nas diferentes áreas.
Durante esse processo, acompanhamos as análises do investidor e negociamos com o ele os termos que sejam adequados para o cliente diante dos achados do processo de Due Diligence, bem como auxiliamos a equipe jurídica do cliente na negociação dos contrato da transação.
Processo de Assessoria ao Comprador (Buy-Side)
Auxiliamos nossos clientes na definição da estratégia, listagem e seleção dos targets, aproximação e entendimento dos negócios selecionados, elaboração de relatórios padronizados e organização de indicadores que mostram a situação dos negócios selecionados, definição dos parâmetros de condições e preço para uma oferta, elaboração da oferta, negociação da oferta, auxilio na quantificação dos riscos e achados do processo de Due Diligence e apoio para a equipe jurídica na elaboração dos contratos relacionados com o investimento.
Iniciamos pelo entendimento da estratégia de aquisição (investimento) do cliente que nos permite com maior precisão trabalhar na definição do perfil de potenciais targets.
Em paralelo, iniciamos uma pesquisa de mercado que compreende diversos estudos sobre o perfil de mercado em que o cliente está interessado. Com o devido entendimento do mercado em questão e com clareza dos objetivos do cliente, trabalhamos na identificação e levantamento inicial de informações dos possíveis targets.
Após a abordagem preliminar com os targets pré-selecionados, os acordos de confidencialidade são formalizados para permitir uma análise mais profunda sobre a empresa e a produção de um resumo comparativo dos possíveis targets.
Após a seleção de um ou mais targets pelo cliente, inicia-se uma agenda mais profunda de visitas e discussões presenciais com a participação do cliente, quando também se inicia o processo de avaliação do target e a discussões sobre a estruturação do negócio.
O primeiro documento de oferta é usualmente uma carta de interesse (LOI) ou memorando de entendimentos (MoU), discutido e negociado a partir da avaliação realizada.
Nessa fase, as funções do assessor financeiro do processo ganham importância ainda maior, servindo para proteger o relacionamento entre o comprador e o vendedor na negociação, buscando manter o retorno financeiro esperado e estimado com a transação para o comprador e construir as expectativas e anseios de valor do vendedor. A assinatura da LOI ou do MoU é um marco importante do processo.
Uma vez que a oferta é aceita pelo target, auxiliamos o cliente a escolher as equipes que executarão o processo de Due Diligence, assim como na avaliação dos achados do processo de diligência. Nessa fase existe grande foco na negociação das proteções contratuais que serão exigidas pelo investidor para que ele tenha segurança no investimento.
Apoiamos a equipe jurídica para que os contratos do processo estejam alinhados com as negociações financeiras e com os achados no processo de Due Diligence. Acompanhamos o processo até o fechamento da transação e também na execução posterior dos contratos.